quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ídolos


Li com entusiasmo no site da Folha a notícia de que o José Saramago acaba de lançar um blog. A animação foi instantânea, pois os textos dele me enchem de satisfação. É indescritível o prazer que sinto ao ler um livro do mais importante escritor da língua portuguesa da atualidade.

Reunindo expectativas gigantestas, abri ansiosamente o link do blog e eis que me deparo com o post: "Geoge Bush, ou a idade da mentira". Fiquei com vergonha. A decepção foi proporcional às expectativas iniciais. Escrever um texto sobre a imbecilidade do presidente americano virou lugar-comum. Denominar Bush de "mentiroso compulsivo" e usar as mentiras sobre a motivação da Guerra do Iraque como base de argumentação é uma tremenda ausência de novidade. Me depcionou muito ver o estilo charmoso do Saramago contaminado pelo pensamento político banal.

Isso me lembrou das conversas com um amigo português. Dizia ele que não conseguia gostar dos livros do Saramago e o motivo seria uma ojeriza ao indivíduo, e não propriamente ao escritor. Um notável preconceito que o impedia de poder apreciar os belíssimos romances do seu conterrâneo. Contou-me que Saramago recorrentemente polemizava em torno dos mais diversos assuntos da vida política, social e religiosa portuguesa. E é fato: radicais, de qualquer tipo, em pouco tempo se tornam chatos.

Outra figura ilustre também segue o exemplo do Saramago. O Morrissey, ex-vocalista da banda The Smiths e atualmente em carreira solo, não titubeia em lançar comentários politicamente incorretos. Também aprecio enormemente a obra do Mozz, mas fica difícil admirá-lo diante de comentários velados com conteúdo xenófobo e racista, ou após frases do tipo: "Eu preferia que o Bush morresse e não o Reagan". Mais uma vez o Bush...

Pra evitar maiores desilusões vou preferindo a criação e tentando distanciá-la do criador. Não é um exercício fácil, mas vale a pena ignorar o polemicismo bobo se isso me permite apreciar plenamente um Evangelho Segundo Jesus Cristo e ouvir sem pretensões uma belíssima I Know It's Gonna Happen Someday.

3 comentários:

Sassine disse...

Radicais se tornam chatos, eis uma grande verdade. Não gostei do blog do Saramago, nem do site. Olhei bem correndo, mas não me prendeu.

Abraço.

Douglas Montielle disse...

Tinha visto o blog do Saramado, mas não consegui abrir no dia, devia ter congestiodado de adoradores cegos sedentos por opiniões sobre assuntos comuns. :S
De qualquer forma, defendo o direito dos radicais criticarem... pessoas de renome tem um papel de importância ao mostrar ao mundo a opinião sobre as mazelas da humanidade.
É lógico que o extremismo pode invalidar todo um discurso (mesmo que os argumentos sejam justos) mas ainda tem seu lado positivo ao polemizar e chamar a atenção pro assunto discutido. Principalmente numa realidade em que a impecilidade virou lugar comum!

Sassine disse...

"Li com entusiasmo no site da Folha..." Bora atualizar isso aqui?

Abraço!